Fique por dentro de todos os nossos super descontos e novidades!
Qual é a temperatura ideal para uma piscina?

No entanto, a temperatura ideal da piscina é um tema que costuma causar bastante divergência porque a sensação térmica para cada pessoa é realmente muito particular. Isso significa que, se um grupo de pessoas decidir entrar em uma piscina com uma temperatura em torno de 25º, algumas delas podem sentir que a temperatura está bem agradável, enquanto outras podem sentir que a água está bem fria.
Saber dosar a temperatura da água é importante porque é dessa forma que você será capaz de aproveitar momentos de lazer ao lado de familiares e amigos o ano inteiro. Até porque você não investiu na sua piscina para ela ficar parada, não é mesmo?
Existem diversos fatores que interferem diretamente na percepção que uma pessoa tem sobre a temperatura da água. Dentre esses fatores estão o vento e a temperatura do ambiente, se a piscina está em um local aberto ou fechado, a idade do usuário, o tipo de utilização da piscina e a intensidade do exercício praticado.
De qualquer forma, é importante ter em mente que a temperatura da água ideal é aquela que não é nem muito alta, para não ter uma maior proliferação de bactérias e microorganismos prejudiciais à nossa saúde, e nem muito baixa, a fim de não causar nenhum mal-estar aos usuários.
Sendo assim, as temperaturas recomendadas para serem utilizadas com segurança e conforto na piscina segundo a norma ABNT NBR 10.339/2018 são as seguintes:
- Piscina para competição: 25 ºC a 28 ºC
- Piscina de recreação: 27 ºC a 29 ºC
- Natação para bebês e hidroterapia: 30 ºC a 34 ºC
- Natação para crianças: 29 ºC a 32 ºC
Para manter as temperaturas constantes durante o ano inteiro, é fundamental utilizar aquecedores específicos e adequados para a sua piscina e mantas térmicas que vão ajudar a reter o calor produzido pelos aquecedores.
Mas qual é a melhor maneira de aquecer a água da piscina?
Atualmente existem várias opções de aquecimento para você escolher qual modelo mais se encaixa nas suas principais necessidades. Dentre essas opções encontramos o aquecedor a gás, o aquecedor elétrico, o trocador de calor e o aquecimento solar.
Mas como esses sistemas de aquecimento realmente funcionam? Continue lendo este artigo para entender melhor sobre como eles funcionam e como você pode se beneficiar por ter um sistema de aquecimento na sua piscina.
AQUECEDOR A GÁS
O aquecedor a gás é um sistema de aquecimento muito utilizado que faz a troca de calor da água por meio da combustão do gás.
Ele funciona da seguinte maneira: a motobomba puxa a água da piscina e ela é conduzida até os tubos do aquecedor. Com a combustão do gás, os tubos são aquecidos pelas chamas que transferem o calor para a água. Dessa forma, a água é aquecida e retorna para a piscina.
Mas, para que esse sistema de aquecimento funcione corretamente e com segurança, o aquecedor precisa ser instalado com um distanciamento seguro e sempre em um local bem ventilado.
-
AQUECEDOR ELÉTRICO
Um outro sistema de aquecimento muito conhecido é o aquecedor elétrico. Ele funciona de forma semelhante a um ar condicionado, mas ao invés de esfriar, ele aquece.
Isso quer dizer que, para que a água da piscina seja aquecida, ela passa pela tubulação conectada ao aquecedor e, por meio da energia elétrica gerada, eleva-se a temperatura da resistência e assim ocorre a troca de calor da água. Dessa forma, a água é aquecida e pode retornar para a piscina, deixando-a na temperatura desejada.
-
TROCADOR DE CALOR
O trocador de calor, ou bomba de calor, funciona de forma simples e semelhante ao aquecedor elétrico.
De forma resumida e fácil de entender, para que a água da piscina seja aquecida na temperatura desejada, o trocador de calor absorve o ar quente do ambiente externo, eleva a temperatura desse ar por meio do gás e do compressor e transfere esse calor para a água. Quando esse processo acontece, a água retorna para a piscina, deixando ela quente e pronta para uso.
-
AQUECEDOR SOLAR
O sistema de aquecimento solar funciona de uma forma simples porém altamente eficaz. Para que a água da piscina seja aquecida, é necessário instalar um painel solar no telhado da residência ou em um espaço aberto que tenha incidência da luz do sol.
Esses painéis são formados por várias placas ou coletores solares, que estão conectados entre si, e tem como principal objetivo absorver a energia térmica do sol para aquecer a água. Esse processo acontece de forma cíclica da seguinte forma:
A motobomba, de baixo consumo de energia, puxa a água da piscina e, por meio de um sistema hidráulico bem instalado, a água é conduzida até o painel solar.
Ao passar por todos os coletores solares, a água é aquecida na temperatura desejada e só depois retorna para a piscina. Dessa forma, a água da piscina fica quentinha e pronta para ser utilizada.
Como nós podemos te ajudar?
A Nascente é uma empresa especializada em piscinas, equipamentos e serviços e está atuando no mercado desde 2014. Nosso propósito é permitir que mais pessoas tenham fácil acesso a soluções econômicas, eficazes e inovadoras por expandir o conhecimento de produtos, equipamentos e métodos que melhoram consideravelmente a sua experiência, o seu lazer e o seu bem-estar.
Portanto, se você quer saber mais sobre como escolher o sistema de aquecimento ideal para a sua piscina, clique aqui.
-
-
TermaMax® 04 Trocador de calor Nautilus (TRI 380V)
Bomba de calor Nautilus para piscina TermaMax® 04 (TRI 380V)
-
-